Instituto Ideia Fértil e a Pandemia Coronavírus Covid-19

coronavirusimagem

 

Diante de toda a preocupação com a situação desta epidemia viral que atingiu o mundo todo (por isso o nome pandemia), o Ideia Fértil criou esse canal de comunicação com os seus pacientes, para melhor esclarecer essa doença, e atualizá-los constantemente dos últimos boletins das organizações nacionais e internacionais de saúde.

SOBRE A EPIDEMIA

Ela se iniciou na cidade de Wuhan, na China. O primeiro alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS), foi emitido em 31 de Dezembro de 2019. De lá para cá, o vírus se espalhou pelo mundo, atingiu todos os continentes, e a epidemia se transformou numa pandemia. Até o momento são aproximadamente 122 mil pessoas infectadas em todo o mundo, com quase 6 mil mortos.

SOBRE O VÍRUS

O Coronavírus Covid-19, é um vírus gripal com uma transmissibilidade alta. Cada pessoa, em média, tem o potencial de infectar outras 3 ou 4 pessoas. É muito menos que em outras doenças infecciosas como o sarampo, porém o vírus tem alta resistência em meio ambiente, sobrevivendo até 09 dias nas superfícies onde ele for depositado, e isso aumenta a transmissibilidade.

SOBRE A TRANSMISSÃO

O Covid-19 se transmite através das secreções corpóreas, como a saliva, fezes e urina. As gotículas de secreção salivar emitidas por uma pessoa quando tosse, espirra, são altamente infectantes. Da mesma forma, se um indivíduo contaminado coçou o nariz ou levou a mão à boca e tocou em alguma superfície após, pode também espalhar o vírus e permitir posterior transmissão.

SOBRE OS SINTOMAS

No dia 13 de março de 2020 saiu o primeiro estudo médico científico de metanálise sobre o Coronavírus Covid-19 no mundo. Os dados mostraram que 60% das pessoas afetadas são do sexo masculino. A imensa maioria da população tem sintomas gripais comuns. A infecção por esse vírus provoca 88.5% de febre; 68.6% de tosse; 35.8% de fadiga; 28.2 % de tosse produtiva; 4.8% de diarreia e 3.9% de náuseas e vômitos.

Aproximadamente 20 % dos pacientes apresentam complicação respiratória grave e pneumonia. O diagnóstico deve ser feito por tomografia pulmonar.  A taxa de internação grave por insuficiência respiratória foi de até 10%. Esses pacientes necessitaram de entubação orotraqueal e respirador mecânico em ambiente de UTI. A taxa de mortalidade global da doença é de 7% até o momento, chegando a até 18% em idosos, em países como a Itália.

 

COMO FAZER O DIAGNÓSTICO

As pessoas que apresentarem os sintomas de gripe reportados acima, ou que tiveram contato mais próximo com pessoas sabidamente positivas, deverão procurar o pronto atendimento de hospitais referenciados ou laboratórios credenciados para realização do exame. Alguns laboratórios já disponibilizam que o exame seja feito em casa, sobre agendamento prévio. Isso facilita muito, porque além de aliviar o fluxo de pacientes nos hospitais, também diminui a chance de pessoas assintomáticas se contaminarem após contato com pacientes doentes presentes nos ambientes hospitalares.

O teste é simples, feito por coleta de material de secreção nasal com cotonete (swab nasal). Após a coleta, é feita a pesquisa da presença do vírus, por biologia molecular, pela técnica de PCR – RT.

Desde 13/03/2020, o governo brasileiro determinou que os convênios e seguros saúde dêem cobertura completa a todos os seus conveniados, tanto na realização do exame diagnóstico, quanto para internação e tratamento (respeitando as condições contratuais do beneficiário).

O Ministério da Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS), disponibilizaram aplicativos para smartphones (sistemas Apple e Android) – Coronavírus – SUS”, com informações  básicas de prevenção e localização de postos de saúde.

https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes

 

SOBRE COMO EVITAR A TRANSMISSÃO – MUDANÇA DE HÁBITOS

Hábitos extremamente comuns à sociedade brasileira, como cumprimentar com calorosos abraços, apertos de mão ou beijos no rosto, passam a ser formalmente contra indicados. Os cumprimentos devem ser verbais, recomenda-se manter distância de 02 metros da outra pessoa, e as aglomerações de pessoas devem ser evitadas. Então, não são recomendados cinemas, teatros, festas, reuniões, simpósios, congressos, salas de aula, jogos de futebol, passeatas e shows. Também aglomeração em praias, piscinas e academias são contra indicadas.

A restrição de contato social, incluindo a suspensão de atividades escolares e universitárias, não impede que as pessoas se contaminem ao longo do tempo. Mas previne um pico de contaminação de milhares de pessoas ao mesmo tempo, o que causaria um colapso da rede hospitalar. É uma tentativa do Governo de tornar a realidade brasileira da infecção mais amena do que a italiana, por exemplo.

 

SOBRE O TRATAMENTO

Até o momento não existem medicamentos específicos para combater este vírus, tão pouco existe vacina. A vacina deve demorar ainda de 12 a 18 meses para estar disponível no mercado para a população. Então o tratamento é focado em prescrição de medicamentos sintomáticos para minimizar os efeitos da gripe, em isolar o doente em casa numa quarentena de 15 dias e em internar os casos graves que apresentem sinais de insuficiência respiratória.

SOBRE A GESTAÇÃO E O VÍRUS

Até o momento, não existe recomendação para adiamento da gestação. As agências governamentais e de saúde, brasileiras ou internacionais, assim como as entidades e sociedades médicas de obstetrícia e reprodução humana, estão diariamente avaliando os dados.

Até a presente data, não existe relato de ocorrência de dano ao feto, ou de qualquer malformação fetal. As gestantes infectadas pelo Coronavírus Covid-19, não apresentaram sintomas mais graves que os demais pacientes. Houve casos pontuais de antecipação do parto por cesárea, em gestantes que apresentaram complicações respiratórias, mesmo assim, a evolução foi boa para a mãe e para o bebê. Houve relato de 01 caso no Reino Unido de nascimento de um bebê positivo para o vírus. Provável transmissão vertical (mãe-feto) durante a gestação. A mãe e o bebê também passam bem.

SOBRE A GESTAÇÃO E AS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA

Não existe até o momento nenhum estudo consistente que aponte dados que contraindique o tratamento por técnicas de fertilização assistida. No entanto, adiar a gestação programada, neste momento de pandemia crescente, é uma questão de bom senso e proteção à saúde das pacientes. A interrupção dos tratamentos de reprodução assistida, somente ocorrerá quando um determinado país ou região, não mais apresentar condições sanitárias que possibilitem atendimentos ambulatoriais e/ou em clínicas privadas; e isto será uma determinação governamental. Por hora, as pacientes inférteis que já estão com o tratamento em curso, aquelas com idade avançada, reserva ovariana diminuida ou necessidade de criopreservação por motivos oncológicos, poderão  dar sequência nos seus tratamentos. Orientamos, que óvulos e/ou embriões provenientes do tratamento, sejam criopreservados (congelados), para transferência uterina futura, em momento oportuno. Esta semana ainda estamos realizando transferências embrionárias, porém,estarão suspensas a partir do dia 23 de março, próxima segunda-feira até uma nova determinação de protocolo. Ressaltamos que os embriões podem ficar congelados por tempo indeterminado, sem prejuízo da qualidade e sem redução nas taxas de gravidez. Informamos também, que o Ideia Fértil sempre incluiu o congelamento embrionário nos custos do tratamento, não havendo valor adicional a ser pago para este procedimento.

Visando diminuir o fluxo de pacientes nas nossas unidades do Ideia Fértil e também para todas as demais pacientes que por motivos pessoais, não queiram postergar o tratamento neste momento, mas que preferem a tranquilidade e o conforto de não se deslocarem, o Ideia Fértil disponibiliza o seu programa FIV À DISTÂNCIA, pelo qual, as pacientes poderão realizar consultas médicas e de avaliação dos exames solicitados, sem sair de casa, utilizando-se recursos de internet e  telemedicina.

FIV À DISTÂNCIA IDEIA FÉRTIL

SEU TRATAMENTO SEGUE, E SUA PREVENÇÃO TAMBÉM

Banner_FIVDistancia_Corona_Mob

Devido à necessidade de prevenção coletiva, o Ideia Fértil ampliou o atendimento do nosso Programa FIV à Distância para todas as pacientes, independente do seu endereço de residência. O tratamento de Reprodução Humana à distância auxilia na prevenção e combate ao COVID 19 nesse momento delicado. A crise vai passar, e é preciso se planejar  e se preparar, pois,  algumas mulheres não podem esperar para realizar a indução ovariana e por isso, disponibilizamos o FIV à Distância Ideia Fértil para todas as pacientes já adiantarem seu processo. Atenderemos com as equipes das nossas três unidades, Matriz, em Santo André, Personal, em Guarulhos e Prime em Moema. Todas as equipes realizarão seus atendimentos de consulta e avaliação de exames utilizando a internet, o que chamamos de Telemedicina.

Para saber mais, clique aqui

https://www.ideiafertil.com.br/teleconferencia

SOBRE AS MEDIDAS PREVENTIVAS ADOTADAS PELO IDEIA FÉRTIL

Nossa equipe está treinada, e adequadamente paramentada com equipamentos de segurança pessoal (EPI) utilizando máscara e luva, sempre que necessário. Providenciamos reforço na limpeza de nossas instalações, e higienização redobrada dos consultórios médicos após cada consulta. Máscaras e álcool gel serão oferecidos à todos os pacientes.

Todas as pacientes, quando chegarem ao Ideia Fértil, passarão por triagem da enfermagem, onde será aferida a temperatura e verificado se existem sintomas gripais.

SOBRE A ATUALIZAÇÃO DOS DADOS – “UPDATE”

Essa é uma infecção viral nova, que atingiu níveis de pandemia num curto intervalo de tempo. Não temos dados prévios, então, as informações podem mudar a qualquer momento. Os dados médicos são coletados diariamente, analisados e transformados em boletins médicos estatísticos para posteriormente se transformarem em orientações de conduta pelas agências de saúde e entidades governamentais.

O Ideia Fértil tem o compromisso de atualizar seus pacientes continuamente por este canal.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s